quarta-feira, 27 de maio de 2015

Animais no corredor da extinção - Brasil

No Brasil e no mundo todos falam sobre como evitar a extinção das especies que ainda vivem no nosso planeta. Surgem varias formas de ajudar a preservação de seus habitats e nichos ecológicos, mas não conseguimos visualizar com eficiência o progresso desses trabalhos.
O Brasil sempre esteve no ranking de países com maior riqueza de biodiversidade, entretanto hoje beiramos a falência de espécies e nem sempre nos damos conta do ocorrido.
No nosso país existem várias espécies de animais ameaçadas de extinção, conheça alguns deles e saiba como ajudar:

Arara Azul: As araras azuis são aves sociais que vivem em família, bandos ou grupos. É difícil encontrá-las sozinhas em vida livre.
Podem chegar a até 1 m (da ponta do bico a ponta da cauda/ individuo adulto) e podem atingir 1,3 kg.
Na região do pantanal, são encontradas em áreas abertas nas matas que possuem palmeiras.

Tartaruga de couro: Vive usualmente na zona oceânica durante a maior parte da vida.
A única área regular de desova conhecida no Brasil situa-se no litoral norte do Espírito Santo. A maior tartaruga de couro do mundo tinha 2,56 de comprimento de carapaça.
Chega a pesar até 700 kg. A mais pesada já encontrada tinha 916 kg.
Seu status consta como criticamente ameaçada.


Peixe-boi da Amazônia:  É o menor dos peixes-bois existentes no mundo. Alcança 2,8 a 3,0 m de comprimento e pode pesar até 450 kg. Seu couro cinza escuro é extremante grosso e resistente.
Essa espécie é também, a única que ocorre exclusivamente em água doce, podendo ser encontrada em todos os rios da bacia Amazônica. O peixe-boi da Amazônia está classificado como espécie vulnerável. 



Onça-pintada: A onça-pintada é o maior felino do continente americano. Seu peso varia entre 35 e 130 kg.O seu comprimento total pode variar de 1,7 a 2,4 metros, e sua cauda é responsável por 52 a 66 cm do seu tamanho corporal. A onça-pintada é um animal territorial, e utiliza para delimitar sua área de vida fezes, urina e arranhões em árvores. De hábito solitário, interage com outros indivíduos da espécie apenas no período reprodutivo, sendo que um macho pode acasalar com várias fêmeas.


Nós também podemos ajudar essas especies ameaçadas de extinção, no mundo todo existem associações e ONGS que ajudam a protege-los. Ajude divulgando os projetos que eles desenvolvem para que mais pessoas possam ajudar. Doações podem ser feitas através dos sites caso possa ajudar ou caso conheça alguma empresa que possa fazer alguma doação.

Projeto Tamar: http://www.tamar.org.br/
Instituto Onça-pintada: http://www.jaguar.org.br/
AMPA Associação Amigos do peixe-boi: http://www.ampa.org.br/

Colabore, sua doação, divulgação ou participação pode ajudar a salvar a vida de muitos amigos que correm risco de desaparecerem. 


Pense Verde! - F. Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário